Dr. Jader Salviano Macedo, urologista, destaca que a detecção precoce aumenta as chances de cura para até 90%.
Com o encerramento da campanha do Novembro Azul, Dr. Jader Salviano Macedo, médico urologista da Medimagem Cariri, reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata e da conscientização sobre a saúde masculina. Ao longo do mês, ações informativas buscaram alertar a população para a necessidade de exames regulares e cuidados contínuos.
De acordo com o especialista, o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no ano de 2023, 71 mil novos casos da doença foram diagnosticados e 17 mil homens faleceram da doença no país. Apesar do número alarmante, a boa notícia é que, quando detectado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.
“O Novembro Azul é uma grande oportunidade para levar informação e conscientização às pessoas, mas é essencial que os homens mantenham a prevenção e o cuidado com a saúde durante o ano todo”, afirma Dr. Jader. Ele destaca ainda que o diagnóstico precoce pode salvar vidas, sendo fundamental realizar o exame de toque retal e o PSA, principalmente para homens a partir dos 50 anos ou 45, no caso de histórico familiar da doença.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike