Fóssil, que foi doado à Alemanha há 30 anos, retorna à sua terra natal para catalogação e pesquisa científica.
A Medimagem Cariri, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Geopark Araripe se uniram para realizar um estudo radiológico de um fóssil de aproximadamente 120 milhões de anos, encontrado em Santana do Cariri. Este fóssil, que teve sua origem em terras caririenses, foi doado para a Alemanha há 30 anos e agora retorna ao Brasil, onde será devidamente catalogado e estudado.
Expedito Santana, médico radiologista e diretor da Medimagem Centro, destaca a importância desse achado. “Estamos muito empolgados com a oportunidade de analisar esse fóssil que nos foi trazido de volta. Ele não só representa uma parte significativa da história natural da nossa região, mas também oferece uma chance única de contribuir para a pesquisa científica”, afirma Expedito.
O estudo está sendo realizado com técnicas avançadas, permitindo uma melhor compreensão das características do fóssil e de seu ambiente original. Até o momento, foram observados, por meio da pesquisa, os ossos do membro inferior, as vértebras do pescoço e da cauda, bem como as vértebras do dorso. O objetivo é gerar novas publicações científicas que possam contribuir com o conhecimento sobre a paleontologia da região e suas implicações históricas.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike