Neste período do ano, pacientes apresentam sintomas relacionados às mudanças climáticas.
Doenças sazonais e respiratórias durante o período junino afetam especialmente pessoas com rinite e sinusite. Em Campina Grande, o Dr. Cloves Porto, médico intensivista da CLIPSI – Hospital Geral, com 40 anos de experiência, oferece orientações à população durante este período festivo.
“O outono é a estação mais propensa a doenças respiratórias e gastrointestinais, afetando tanto adultos quanto crianças. Cerca de 80% dos pacientes atendidos durante esse período apresentam casos de doenças respiratórias relacionadas às mudanças climáticas, com maior incidência em pediatria”, afirma o especialista.
Em relação aos primeiros sintomas, o médico intensivista esclarece: “Os primeiros sintomas que indicam a necessidade de buscar auxílio médico incluem infecções respiratórias superiores, que muitas vezes começam como uma virose, podendo evoluir para sinusite ou pancinusite”.
Outro ponto que o médico explica é sobre a presença de secreção na traquéia, que causa tosse seca à noite, sendo também um alerta, pois pode levar a uma traqueíte. A evolução para uma infecção bacteriana das vias aéreas superiores é comum em casos de piora, sendo identificada por meio de raio-x de perfil. Pacientes com imunidade baixa correm o risco de desenvolver broncopneumonia ou pneumonia, a forma mais grave de infecção pulmonar.
Ele ressalta a importância de buscar ajuda médica caso identifique alguns sintomas de doenças respiratórias, para esclarecer todas as dúvidas e receber um tratamento adequado. Além disso, ele recomenda que as pessoas busquem atendimento médico em vez de se automedicarem em farmácias, alertando que essa prática pode ser prejudicial.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike