Especialista abordou a prevenção da doença renal crônica em evento voltado aos pacientes, médicos e apoiadores da causa.
O 2º Encontro de Transplantados do Cariri, realizado no último final de semana, contou com a participação de Dr. Álvaro Madeira, Coordenador Geral do curso de medicina da FMJ-IDOMED de Juazeiro do Norte e diretor médico da Fundação Otília Correia Saraiva, que representa os hospitais Santo Antônio e Coração do Cariri. O evento foi um importante espaço de troca de experiências e aprendizado para pacientes em hemodiálise, transplantados, além de toda a comunidade médica e apoiadores da causa na região.
Durante sua palestra intitulada “Qualquer um pode se tornar paciente renal: a importância dos cuidados preventivos à doença renal crônica”, Dr. Álvaro destacou a relevância de práticas de prevenção para evitar o surgimento ou o avanço da doença renal crônica. Ele ressaltou que a conscientização e a educação da população são fundamentais para identificar precocemente os fatores de risco, como hipertensão e diabetes, que podem levar a complicações renais graves.
“O 2º Encontro de Transplantados do Cariri é um evento de extrema importância para a nossa comunidade. Ele nos permite discutir temas que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade de cuidados preventivos com a saúde renal. É uma oportunidade de aprendizado não só para os pacientes, mas também para os profissionais de saúde que atuam diretamente com esses casos. A conscientização é a nossa maior aliada na luta contra a doença renal crônica”, afirmou Dr. Álvaro Madeira.
O evento proporcionou um espaço acolhedor para que os participantes pudessem compartilhar vivências e esclarecer dúvidas sobre os cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Além disso, reforçou a importância do suporte contínuo aos pacientes transplantados e em hemodiálise.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike