Germana Brito e Germano Silva realizaram um percurso de 5 quilômetros em 53 minutos e 25 segundos.
Na manhã do último domingo, 9 de junho, aconteceu Corrida de Santo Antônio de Barbalha. Entre os participantes, destacou-se a dupla formada pela atleta-guia Germana Brito e seu parceiro Germano Silva, de 23 anos, um corredor deficiente visual.
Germana, de 47 anos, é uma experiente atleta que encontrou na função de guia uma verdadeira vocação. “Ser guia é abrir mão do protagonismo para emprestar os olhos ao PCD que quer correr”, afirma Germana. Juntos, eles realizaram um percurso de 5 quilômetros em 53 minutos e 25 segundos.
“Germano se sentiu muito mais seguro e ‘VIVO’, como ele gosta de dizer. Enfrentamos desafios, como a falta de sensibilidade de alguns participantes, mas seguimos firmes”, conta. A importância da participação de atletas paralímpicos em competições é inegável para Germana, que acredita no poder transformador do esporte na vida de pessoas com deficiência.
Germana Brito explica que a preparação envolve treinos específicos, reconhecimento de percursos e uma comunicação detalhada durante as corridas. “A comunicação precisa ser objetiva, descrevendo os ambientes para que Germano construa um mapa mental do trajeto”, explica. “A vida não se trata só de pódios, mas de levar outras pessoas a sentirem o gosto de cruzar a linha de chegada”, conclui Germana, emocionada.
Mais informações,
Assessoria Commonike