Cirurgião torácico destaca aumento preocupante nos casos entre jovens e reforça importância da prevenção.
Você já escutou que câncer de pulmão é doença de velho? Pois essa ideia está cada vez mais distante da realidade. De acordo com projeções da Fundação do Câncer, com base em dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os casos de câncer de pulmão no Brasil devem crescer 65% até 2040, e a mortalidade pode aumentar em 74%.
O cirurgião torácico Dr. Moisés Araújo chama atenção para uma mudança importante no perfil dos pacientes: a doença tem afetado pessoas cada vez mais jovens. “Embora seja mais comum em pessoas mais velhas, a idade não é um fator determinante. Os adolescentes estão conhecendo o mundo cada vez mais cedo”, explica o especialista.
Segundo ele, o tabagismo ainda é o principal fator de risco, mas não o único. “Está cada vez mais comum”, diz. O médico alerta que a exposição a agentes químicos e cancerígenos, além do sedentarismo, também eleva significativamente as chances de desenvolver a doença.
Dr. Moisés reforça a necessidade de campanhas de conscientização voltadas também para o público jovem. “Falar sobre prevenção é urgente, especialmente agora que os hábitos nocivos estão se iniciando mais cedo e o estilo de vida moderno contribui para o agravamento dos riscos”, conclui.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike