Segundo dados do Ministério da Saúde, Brasil registrou 2.600 internações relacionadas à doença no ano passado.
O número de internações hospitalares causadas pelo herpes zoster aumentou 10,6% em 2023, em comparação ao ano anterior, totalizando 2.600 casos registrados, de acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH), via DataSUS. Conhecido popularmente como “cobreiro”, o herpes zoster é uma infecção viral que provoca lesões cutâneas acompanhadas de dor intensa, frequentemente descrita como sensação de queimadura ou latejamento.
“O sintoma mais característico do herpes zoster é a dor provocada pelas lesões cutâneas eritematosas e com vesículas, que aparecem principalmente no tórax, abdômen e face, e outros lugares, seguindo os trajetos dos nervos”, explica o Dr. Cícero Inácio, alergoimunologista do ICMED Cariri. Ele destaca que, além das lesões, os pacientes podem apresentar dor de cabeça e mal-estar.
Para prevenir o herpes zoster e complicações como a neuralgia pós-herpética, o especialista reforça a importância da vacinação. “A vacinação contra herpes zoster é a única maneira de proteger contra o cobreiro e suas complicações”, afirma Dr. Cícero Inácio.
O ICMED Cariri, localizado em Juazeiro do Norte, oferece a vacina contra o herpes zoster. Informações e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (88) 98854-2617 ou (88) 3587-4051.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike