Estudantes avançam para a última etapa após superar seis fases desafiadoras na 16ª edição da ONHB.
Alunas da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Aderson Borges de Carvalho, em Juazeiro do Norte, conquistaram um feito notável ao avançar para a fase final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto de 2024 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, contará com a participação de apenas 340 equipes de todo o país, sendo 93 do Ceará e apenas 18 de escolas estaduais.
As alunas Isabel Feitosa, Júlia Araújo e Alícia Alves enfrentaram seis fases online repletas de desafios, incluindo a resolução de questões complexas e a realização de tarefas. Inicialmente, a competição contava com 50 mil equipes inscritas.
“Quando soubemos que havíamos passado, ficamos muito felizes. Eram muitas fases e a concorrência no nosso estado sempre foi a maior, mas nos esforçamos desde o início pois queríamos muito chegar na tão sonhada fase presencial”, conta a aluna Isabel.
Apesar da alegria pela conquista, a aluna Júlia relata que a participação na fase final envolve custos significativos que não são cobertos pela organização da Olimpíada. A estimativa é que os gastos com hospedagem e passagens para as três alunas da equipe e o professor totalizem cerca de R$ 7 mil.
“Estamos correndo contra o tempo para conseguir o financiamento necessário para representar o Ceará, o Cariri e Juazeiro do Norte em uma olimpíada de âmbito nacional. Além de uma rifa que estamos fazendo para cobrir gastos pequenos, estamos aceitando qualquer ajuda financeira e divulgação”, afirma Júlia.
Alícia conta que a equipe está aceitando doações para cobrir os custos da viagem. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (88) 9 9312-1737.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike