Dr. Paulo Martins e outros 17 colegas a caminho de congresso no México atuaram em situação de emergência a bordo de avião, salvando mulher em parada cardíaca.
Durante um voo internacional com destino a Dallas, nos Estados Unidos, o médico pediatra Dr. Paulo Martins protagonizou um momento de coragem e prontidão que salvou a vida de uma passageira. Ele e outros 17 colegas estavam a caminho do Congresso Internacional de Pediatria, que será realizado em Guadalajara, no México, quando a situação ocorreu.
Durante o percurso entre Guarulhos (SP) e Dallas, Dr. Paulo foi acordado por um acompanhante que pedia socorro para uma senhora que havia ido ao banheiro e começou a desfalecer “Levamos a senhora para a parte de trás do avião, colocamos no chão e, ao avaliá-la, identifiquei que ela estava sem pulso. Imediatamente iniciei as manobras de reanimação cardíaca”, relatou Dr. Paulo.
A ação rápida foi essencial: após os primeiros minutos de reanimação, a mulher voltou a apresentar sinais vitais. No entanto, ela evoluiu com um quadro de desorientação e má perfusão sanguínea, o que levou a equipe médica a manter suporte com oxigênio e monitoramento.
Com o apoio da tripulação, que seguiu os protocolos de emergência, foi feito contato com o aeroporto mais próximo — em Manaus (AM) — e um pouso de emergência foi solicitado para que a passageira recebesse atendimento hospitalar imediato.
ComMonike
O seu canal de boas notícias