Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, o avanço agropecuário é resultado de capacitação do setor e assistência técnica; estado segue como referência em cana-de-açúcar, bovinocultura e aves
A Paraíba deve registrar um crescimento econômico expressivo em 2025, com o Produto Interno Bruto (PIB) projetado para avançar 6,6%, segundo estimativas do Banco do Brasil. O desempenho coloca o estado em destaque regional e nacional, superando a média de crescimento prevista para o Brasil (3,5%) e para o Nordeste (3,8%). O principal motor desse avanço é o setor agropecuário, que na contramão das tendências de queda no restante do país, deve crescer 3,2%.
Para Mário Borba, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR PB), destacou que o agronegócio tem sido determinante para os resultados positivos. “Condições climáticas favoráveis e avanços na produtividade foram cruciais para este cenário de crescimento, sem falar na melhoria da assistência técnica que oferecemos gratuitamente aos mais de dez mil produtores rurais da Paraíba assistidos só em 2024”, afirmou.
Entre os destaques do setor agropecuário estão:
• Cana-de-açúcar: A área plantada aumentou 2,8%, com um salto de 336 mil toneladas na safra 2024/2025 em relação ao período anterior.
• Grãos (milho, feijão e arroz): Melhor produtividade, com alta de 32% na produção total.
• Bovinocultura: Crescimento de 30% no número de abates, passando de 35 mil para 46 mil animais, além de um aumento de 20% na produção de leite, que alcançou 77,6 milhões de litros comercializados.
• Avicultura: A produção de ovos cresceu 16%, com 38,9 milhões de dúzias nos três primeiros trimestres, um aumento de 5,5 milhões de dúzias em relação ao mesmo período de 2024.
ASCOM FAEPA/SENAR PB
(83) 99928.0819
@faepasenarpb