A campanha Dezembro Laranja 2023, com o tema “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, tem como objetivo conscientizar e educar a população sobre as medidas preventivas contra o câncer de pele.
Em Dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove o Dezembro Laranja, uma campanha que busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer da pele são registrados, sendo o câncer mais comum entre os brasileiros. Ele representa 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, e é gerado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Alguns dos fatores que podem aumentar o risco de alguém desenvolver câncer de pele incluem ter histórico familiar de câncer de pele e ter sofrido muitas queimaduras solares ao longo da vida. Outros fatores de risco incluem a presença de muitas sardas ou pintas no corpo, ter pele muito clara que sempre queima ao sol e nunca ou pouco bronzeia, já ter tido câncer de pele anteriormente e ter mais de 65 anos.
Apesar dos fatores de risco, qualquer pessoa está sujeita a desenvolver câncer de pele e a melhor forma de se proteger é com a prevenção da doença. Isso pode ser feito utilizando diariamente protetor solar com FPS 30 ou maior, vestindo roupas que ajudem a proteger do sol, como camisetas ou chapéus, e evitando a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, entre outras medidas que podem e devem ser tomadas.
A médica dermatologista Dra. Ana Maria Carreño, que atua há mais de 10 anos nos cuidados com a pele, falou sobre o aumento de casos de câncer de pele nos últimos anos e a quais sintomas é necessário prestar atenção.
“Aqui na região do Cariri, sul do Ceará, nós temos uma boa parte da população com a pele branca e pessoas com histórico de trabalho na agricultura sem proteção devida. Ao longo dos anos isso vai repercutindo no aumento do índice de aumento do câncer de pele. Recebemos no consultório pacientes a partir de 50 e 60 anos, com bastante lesões de câncer de pele e lesões pré cancerígenas, que são chamadas de ceratoses actínicas. Agora em dezembro, nós temos a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, onde nós dermatologistas buscamos conscientizar a população da importância das medidas de proteção solar desde a infância, do uso do protetor solar e também quando você tiver alguma lesão suspeita, uma ferida que não cicatriza, uma pinta que mudou de comportamento, você deve buscar o dermatologista.” , explica a médica.
Para obter mais informações sobre a campanha, você pode visitar o site www.sbd.org.br/dezembrolaranja/. E para quem está procurando atendimento dermatológico especializado no Cariri, a Dra. Ana Maria Carreño atende em Juazeiro do Norte, na clínica ICMed Cariri, para agendar uma consulta, basta entrar em contato pelo telefone (88)3587-4051 ou (88)98854-2617.
Mais informações,
Assessoria de Imprensa ComMonike